quarta-feira, 4 de junho de 2014

Divulgação de resultados do teste Key for Schools

 Comunicado de IMPRENSA



Ao contrário do inicialmente previsto, o IAVE vem comunicar que a divulgação de resultados do teste dos alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade não poderá realizar-se no próximo dia 4 de junho. Lamentamos o adiamento da divulgação de resultados agora anunciado e os inconvenientes que o mesmo possa causar.
Como é público, o projeto de aplicação do teste contou, numa fase inicial, com cerca de 1200 professores que se disponibilizaram para realizar as tarefas de classificação, tendo para o efeito participado na formação promovida pela Universidade de Cambridge e pelo IAVE. No entanto, apenas pouco mais de 800 professores têm estado efetivamente envolvidos no processo.
Assim, para limitar o esforço e tempo despendido nas deslocações efetuadas pelos professores que têm assegurado as tarefas de avaliação e classificação do teste, e de forma a minimizar o impacto nas atividades letivas e não letivas nas escolas onde os professores avaliadores exercem a sua atividade, foi alargado o período para a realização das sessões de Speaking. A alteração das datas de realização das sessões de Speaking levou também a que se considerasse o alargamento do prazo para a realização da classificação da componente escrita do teste.
Cumpre aqui reconhecer o extraordinário empenho e dedicação dos professores que têm estado a assegurar o processo de classificação, aliás com elevada qualidade técnica, de acordo com os padrões internacionais reconhecidos pela Universidade de Cambridge nesta área de atuação, estando-se a envidar todos os esforços no sentido de concluir o processo com a maior brevidade possível.
Não obstante os constrangimentos atrás referidos, vale a pena realçar que este teste, que permite realizar provas orais em avaliação externa para mais de 120 mil alunos, em mais de 4 mil sessões, constitui uma enorme mais-valia para o nosso sistema educativo, entre outros aspetos, pelo impulso que irá dar à componente de produção oral no ensino e na aprendizagem do Inglês, dimensão essencial nas disciplinas de língua estrangeira.
Na certeza de que os problemas agora detetados serão corrigidos em futuras aplicações, consideramos que as dificuldades sentidas neste primeiro ano de aplicação não devem constituir um entrave a que se aposte fortemente na continuação da valorização do ensino do Inglês, processo a que se espera dar continuidade no próximo ano letivo.

Lisboa, 2 de junho de 2014

O Conselho Diretivo do IAVE, I.P.